Criação e gestão de eventos desportivos

Cliente

Município de Penacova

Papel

UX/UI Design

Timeline

Setembro 2020 - 6 meses

Responsabilidades
  • User research

  • Análise de mercado

  • Prototipagem

  • Testes de usabilidade

  • Visual design

Sobre o projeto

Cliente

O Município de Penacova, é uma instituição pública que procura promover o seu território por ações desportivas, lúdicas e culturais, visando atrair a participação da comunidade local como a atração de turistas de diversas regiões.

Cliente

O Município de Penacova, é uma instituição pública que procura promover o seu território por ações desportivas, lúdicas e culturais, visando atrair a participação da comunidade local como a atração de turistas de diversas regiões



Problema

O município possui a plataforma denominada BTT Manager. No entanto, embora essa plataforma ofereça uma ampla gama de funcionalidades, ela utiliza uma linguagem visual desatualizada e proporciona uma experiência de utilizador menos positiva, tanto no backoffice quanto no frontoffice.

Problema

O município possui a plataforma denominada BTT Manager. No entanto, embora essa plataforma ofereça uma ampla gama de funcionalidades, ela utiliza uma linguagem visual desatualizada e proporciona uma experiência de utilizador menos positiva, tanto no backoffice quanto no frontoffice.



Objetivos

Para o presente projeto, a entidade promotora submeteu uma proposta para o desenvolvimento de uma plataforma digital destinada à criação, administração e inscrição em eventos desportivos. Esta iniciativa abarca tanto uma plataforma web com back-office e front-office quanto uma aplicação móvel destinada a dispositivos Android.

Objetivos

Para o presente projeto, a entidade promotora submeteu uma proposta para o desenvolvimento de uma plataforma digital destinada à criação, administração e inscrição em eventos desportivos. Esta iniciativa abarca tanto uma plataforma web com back-office e front-office quanto uma aplicação móvel destinada a dispositivos Android.



User Research

O processo de User Research concentrou-se na compreensão dos comportamentos, necessidades e motivações dos utilizadores, público-alvo. Neste projeto, destaca-se a utilização do método de pesquisa, Focus Group, que contou com a participação de 6 elementos. Para a sua seleção foi considerada a experiência em eventos desportivos, tanto ao nível de organização do evento como na participação efetiva nas provas desportivas. A idade dos participantes foi estabelecida como igual ou superior a 18 anos. Assim, em sintonia com o cliente, conseguiu-se alcançar os requisitos base do projeto.

Requisitos base
  • Campos de inserção dinâmicos

  • Métodos de pagamento (paypal, referência multibanco, mbway)

  • Histórico de eventos

  • Um evento pode conter vários percursos

  • Notificações por e-mail

  • Tópico sobre dúvidas e perguntas frequentes

  • Exportar a lista de inscrições para PDF

  • Identidade visual de acordo com o Município

  • Criação de equipe / associação a uma equipe

Personas

Foram criadas personas (4) para construir representações autênticas e realistas dos principais segmentos do teu público-alvo como ponto de referência. Essas representações basearam-se em pesquisas qualitativas.

Imagem do Card
André Silva

28 anos

Profissão:

Analista de Marketing

Localização:

Viseu, Portugal

Objetivos:
  • Encontrar eventos desportivos emocionantes para participar

  • Estabelecer vínculos com outros entusiastas de desporto

  • Estimular o espírito competitivo

Desafios:
  • Encontrar eventos diversificados e únicos para seus interesses específicos

  • Equilibrar participação em eventos e responsabilidades profissionais.

Razões pela qual o André utiliza a plataforma?
  • Valoriza a variedade de eventos oferecidos na plataforma

  • A facilidade na procura e inscrição em eventos

  • Gosta de participar em eventos desportivos em equipa

Imagem do Card
Joana Santos

35 anos

Profissão:

Professora de educação física

Localização:

Coimbra, Portugal

Objetivos:
  • Participar em eventos desportivos de BTT, futsal e caminhadas

  • Conectar-se com a comunidade desportiva local

  • Promover um estilo de vida ativo entre os seus alunos

Desafios:
  • Lidar com processos de inscrição demorados e complexos

  • Descobrir e participar em eventos menos divulgados na região

  • Necessidade de informações em tempo real sobre eventos

Razões pela qual a Joana utiliza a plataforma?
  • Procura eventos que promovam a inclusão e diversidade

  • Valoriza a simplicidade e rapidez das inscrições online

  • Aprecia a organização e comunicação eficaz antes dos eventos

Análise de Mercado

Ao analisar plataformas como BTT Manager, Ativo e We Run, juntamente com a aplicação móvel Meo Blueticket, destacam-se vantagens como o controlo e a liberdade para os utilizadores, permitindo a fácil correção de ações indesejadas e uma compreensão clara da sua posição na plataforma. No entanto, pontos menos positivos comuns incluem a sobrecarga de informações nas páginas e a falta de consistência entre as interfaces.

Arquitetura de informação

Desenvolveu-se uma arquitetura de informação com a finalidade de estruturar o conteúdo, tornando mais simples a localização de informações e a conclusão de tarefas por parte dos utilizadores. No âmbito deste projeto, que envolve a criação e gestão de eventos no back-office, bem como as inscrições de utilizadores externos no front-office e na aplicação móvel, foram concebidas estruturas específicas para cada componente.

Back-office

Arquitetura de informação

Front-office

Arquitetura de informação

Aplicação móvel

Arquitetura de informação

Protótipos de baixa-fidelidade

(Exemplos)

Back-office

Dashboard


Imagem 1
Back-office

Back-office

Imagem 2
Back-office

Campos para inserção de dados sobre um novo evento

Imagem 3
Aplicação

Página inicial

Imagem 4
Aplicação

Descrição da Imagem 4

Imagem 5
Legenda Imagem 5

Descrição da Imagem 5

Imagem 6
Back-office

Descrição da Imagem 6

Wireframes

(Exemplos)

Back-office

Dashboard


Imagem 1
Back-office

Dashboard

Imagem 2
Back-office

Campos para inserção de dados sobre um novo evento

Imagem 3
Aplicação

Descrição da Imagem 3

Imagem 4
Aplicação

Página inicial

Imagem 5
Front-office

Descrição da Imagem 5

Imagem 6
Legenda Imagem 6

Descrição da Imagem 6

Grid


Plataformas web (xl)
Group 84 100
Aplicação (Android)
98

Fonte e cores


Regular
SemiBold

Tamanhos e pesos

15px

Small text

Regular

15px

Heading 4

SemiBold

18px

Body

Regular

28px

Heading 3

SemiBold

36px

Heading 2

SemiBold

52px

Heading 1

SemiBold

Dark Mode

Cor primária - Ações

|

contraste 6.08:1

Branco - Títulos

|

contraste 18.73:1

Cinza (1) - Textos secundários

|

contraste 17.34:1

Cinza (2) - Elementos não decorativos

|

contraste 13.27:1

Cinza (3) - Bordas decorativas

Cinza (4) - Fundos alternativos

Cinza (5) - Fundo principal

Light Mode

Cor primária - Ações

|

contraste 6.08:1

Cinza (5) - Títulos

|

contraste 17.34:1

Cinza claro (4) - Textos secundários

|

contraste 12:1

Cinza claro (4) - Elementos não decorativos

|

contraste 1.94:1

Cinza (3) - Bordas decorativas

Branco - Fundos alternativos

Cinza (1) - Fundo principal

Espaçamento

Desenvolveu-se um conjunto de opções de espaçamento predefinidos, tendo como referência a grelha de 8 pt, onde os elementos individuais foram posicionados em relação aos outros (soft grid). Dessa forma, aplicaram-se espaçamentos múltiplos de oito (16 px, 24 px, 32 px, 40 px, ...), tendo em conta a relação do conteúdo entre cada elemento, assim elementos relacionados tem distancias menores.

Ecrãs


Imagem Vertical
Imagem Horizontal 1
Imagem Horizontal 2

Protótipos de alta fidelidade

(Demonstração)

Front-office

Back-office

Aplicação

Testes com utilizadores

Os testes foram realizados desde a fase inicial com protótipos de baixa fidelidade até à fase final de alta fidelidade, visando registar melhorias a cada ciclo iterativo para implementação na fase seguinte. O protótipo passou por três testes, envolvendo 5, 7 e 10 participantes, utilizando amostragem por conveniência, dentro da faixa etária desejada, igual ou superior a 18 anos. Abaixo apresentam-se alguns dados referentes ao questionário aplicado no último teste.

Idade e género

6

Feminino

6

Feminino

4

Masculino

4

Masculino

Perguntas fechadas (quantitativo)
Dificuldade média (1-5) para realizar a inscrição em um evento

(Front-office)

4.4/5

Dificuldade média (1-5) para adicionar um evento

Back-office

4/5

Dificuldade média (1-5) para ver a colocação geral de uma prova

Aplicação

3.9/5

Pontos referidos em perguntas abertas (qualitativo)
  • O tema da aplicação é facilmente entendido como uma plataforma de eventos desportivos.

  • Alguma dificuldade para encontrar a opção de inscrição (Front-office)

  • “O design é muito convidativo e agradável”

  • “A página do evento poderia ter mais detalhes”